Blog

Como se manter ativo?

Não se pode dizer que haja exercícios específicos para idosos. Dependendo da condição física e do correto acompanhamento, todos os desportos podem ser praticados desde que adaptados ao estado de saúde da pessoa. Fundamental, se nunca foi dado à prática desportiva, é visitar o médico assistente para que ele avalie o estado de saúde e possa aconselhar o que mais de adequa às necessidades da pessoa e às capacidades que tem no momento. Contudo, ficam aqui algumas sugestões para quem pretende levar uma vida ativa e investir na sua saúde:

Natação

Se sabe nadar é ótimo para aprimorar a técnica, se não sabe qualquer idade é boa para aprender. A natação é uma atividade física que, quando feita regularmente, apresenta benefícios relacionados com a frequência cardíaca, a função respiratória e o aumento da mobilidade.
Por ser de baixo impacto, a natação permite usufruir destes benefícios sem causar danos nas articulações, evitando lesões de qualquer tipo.

Hidroginástica

Tal como acontece na natação, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, sem o perigo de causar lesões. Além disso, ajuda a desenvolver a função cardiorrespiratória e a melhorar a coordenação motora. Sendo também uma atividade de baixo impacto, é ideal para quem já sofre de problemas de osteoartrose.

Caminhada

O hábito da caminhada diária ajuda a aumentar o bem-estar e a boa disposição de quem a pratica. Seja acompanhado, sozinho ou para o passeio higiénico do animal de companhia, caminhar alguns minutos por dia ajuda a manter a saúde musculosquelética, a melhorar a função respiratória e cardíaca.

Musculação

Não é necessário ter um plano para se tornar um atleta de musculação, mas é um facto que esta atividade desportiva desempenha um papel muito importante, sobretudo a partir dos 50 anos. Com o avançar da idade é natural que a pessoa perca força muscular e a musculação é uma atividade que contribui para o fortalecimento dos músculos que, por sua vez, melhora as dores causadas pela osteoartrose e auxilia na flexibilidade e na realização das atividades diárias.

Pilates

O pilates é reconhecido por trazer benefícios relacionados ao alinhamento da postura e fortalecimento muscular. Além disso, diminui a pressão entre as articulações, visto que o alongamento é realizado utilizando o peso do próprio corpo.